II ENCONTRO DE ARQUIVOS CONTEMPORÂNEOS - Investigação e Arquivos Digitais

Conference, 22-23 October, Lisboa, Portugal (Portuguese text)

Organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares, CETAC – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação
Local: Lisboa, Biblioteca Nacional (Campo Grande, 83 - 1749-081) | Auditório
Datas: 22 e 23 de Outubro de 2013
Data limite para submissão de propostas: 20 de Setembro de 2013
Submissão de propostas para: arquivosdigitais2013@gmail.com até 20 de Setembro de 2013
Data de comunicação do resultado da submissão: 30 de Setembro de 2013
Enviar: título da comunicação, resumo (máx. 500 palavras) e currículo académico-profissional (máximo 1 página)

A investigação está, cada vez mais, interligada, ou mesmo dependente, da disponibilização de arquivos, bibliotecas e museus na internet.
Do mesmo modo, os arquivos definem a sua política de acesso, cada vez mais, em função da sua capacidade de colocar os respectivos fundos documentais à consulta na internet. Esta dupla realidade não é, porém, linear:
Os arquivos digitais não disponibilizam muitas vezes a totalidade dos documentos existentes nos arquivos tradicionais;
A organização dos arquivos digitais nem sempre segue a organização dos documentos originais;
Os instrumentos de pesquisa e/ou de contextualização dos arquivos digitais são variáveis e nem sempre de acesso evidente ou fácil;
Os investigadores usam muitas vezes, no seu acesso aos arquivos em suporte digital, métodos de pesquisa e consulta pouco eficazes, próprios à consulta em arquivos tradicionais.

Na verdade, são frequentes as falhas de comunicação entre os investigadores e os gestores de portais de arquivos em suporte digital, ignorando mutuamente necessidades e instrumentos pretendidos ou não criando interfaces suscetíveis de melhorar a rentabilização pelos investigadores do acesso aos portais de arquivos digitais.
A relevância desta matéria e as experiências em curso justificam que se dedique este II Encontro de Arquivos Contemporâneos, que se realiza nos dias 22 e 23 de Outubro de 2013, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, à apresentação e ao debate das soluções implantadas e das suas perspetivas de afirmação, desenvolvimento e cooperação.
O objetivo principal da escolha deste tema é o reforço da articulação entre os investigadores e os arquivos digitais, visando especialmente a melhoria da compreensão das potencialidades existentes, das respetivas necessidades e de eventuais projetos de colaboração.

Alfredo Caldeira (FMS e IHC-FCSH-UNL)
Armando Malheiro da Silva (CETAC)
Maria Fernanda Rollo (IHC e FCSH-UNL)

http://www.fmsoares.pt/iniciativas/iniciativa?id=001044