CfP: Entre assistências e conflitos: políticas empresariais nas comunidades operárias da América Latina no século XX

Call for papers, deadline 31 March 2021 (in Portuguese)

Chamada de artigos para dossiê temático

Volume 13 (2021)

 

Além de artigos em fluxo contínuo (em português, espanhol ou inglês), resenhas e entrevistas, Mundos do Trabalho está com chamada aberta de artigos para o dossiê temático indicado abaixo.

 

Título do dossiê: Entre assistências e conflitos: políticas empresariais nas comunidades operárias da América Latina no século XX

Organização: Silvana Palermo (UNGS-CONICET), Andrea Andújar (CONICET-IIEGE/UBA)

 

Este dossiê pretende reunir artigos sobre as políticas de assistência social nas comunidades da classe trabalhadora na América Latina durante o século XX, que busquem abordá-las sob uma perspectiva interseccional a partir do campo da história social do trabalho. Seu interesse é investigar quais atores estavam envolvidos em sua conceituação, design e implementação por meio de pesquisas que articulem conflitos e relações de classe com a identidade racial e de gênero. Convida também a refletir sobre como as políticas de assistência das empresas convergiram com os processos de cidadanização ocorridos em várias nações latino-americanas no contexto de transformações econômicas e de circulação de conhecimentos e ideias a respeito dessas práticas em escala regional.

Esta proposta busca estimular o intercâmbio de pesquisadores e pesquisadoras interessados no estudo das diversas comunidades operárias, especialmente aquelas relacionadas a empresas dedicadas a produção fabril e de serviços. A partir da comparação sistemática de casos específicos, objetiva-se ampliar o conhecimento das estratégias e práticas de assistência e, ao mesmo tempo, os conflitos entre líderes empresariais e a classe trabalhadora. Da mesma forma, o dossiê almeja contribuir para a compreensão da maneira como as interações entre gênero e racialização gravitaram em torno da construção de políticas de bem-estar, das relações de solidariedade e das hierarquias entre trabalhadoras e trabalhadores. Por fim, espera-se que esse diálogo promova uma reflexão crítica sobre as categorias usadas para conceituar essas estratégias empresariais, como paternalismo industrial, capitalismo benevolente, filantropia comercial, entre outras opções possíveis.

Calendário:

Período para submissão de artigos: 01/01/2021 - 31/03/2021

Período para avaliação e decisão sobre publicação dos artigos: 01/04/2021 - 01/06/2021

Período para publicação dos artigos selecionados: 01/07/2021 – 30/11/2021

Atenção:

Todos os manuscritos precisam ser submetidos estritamente dentro das normas de publicação de Mundos do Trabalho. Diretrizes para Autores podem ser acessadas no seguinte link:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/about/submissions#authorGuidelines

Manuscritos submetidos fora das normas ou com metadados incompletos serão automaticamente denegados pela Editoria.

Posted